Quer controlar os aplicativos que as crianças podem baixar?

Quer controlar os aplicativos que as crianças podem baixar?

Use o recurso ‘controle dos pais’ para restringir as opções de apps, vídeos, jogos e músicas que são exibidos pelo Google Play

A Google Play, loja oficial de aplicativos dos smartphones e tablets com sistema operacional Android, tem um recurso que permite que os responsáveis por crianças consigam ter mais controle sobre o que é baixado pelas crianças. Siga o passo a passo para definir faixa etária e proibir músicas explícitas.

Qual é a melhor maneira de instalar um aplicativo de controle parental?

Fazer com que o controle parental seja visto como uma forma de cuidado e não um controle imposto é a chave para tornar esses dispositivos bastante úteis tanto para os pais como para os filhos. Depois de escolher o aplicativo que se adapta aos valores da família, é melhor instalá-lo e configurá-lo junto com o filho. Anteriormente, é importante estabelecer regras básicas para o consumo digital e quais são as responsabilidades da criança, explicando que o aplicativo de controle parental é uma maneira dos pais cuidarem dela no mundo digital e que a instalarão juntos.

Algumas das principais funcionalidades que são muito úteis para o controle parental e que ajudam a proteger as crianças, sem invadir sua privacidade, são: 

  • Controle de acesso Web: bloqueia sites inapropriados de acordo com a idade, individualmente ou por categorias.
  • Controle de aplicativos: aplica filtros baseados na idade para gerenciar aplicativos que as crianças podem acessar e usar. 
  • Limite de tempo para diversão e jogos: define um número máximo de horas para que as crianças possam brincar com seus dispositivos. A ferramenta também gerencia o tempo de uso, por exemplo, bloqueando o acesso a jogos e aplicativos durante o horário escolar ou na hora de dormir.
  • Geolocalização: permite verificar a localização atual do dispositivo a qualquer momento. 
  • Relatórios: permite conhecer o comportamento geral da criança na Internet, com o objetivo de encontrar o melhor momento para liberar os controles.

Eles incluem métricas que nos informam sobre o uso do dispositivo, como o tempo de uso de certos aplicativos, intervalos de tempo, entre outros. Por fim, esses relatórios também são muito úteis para saber quais são os aplicativos mais usados pelas crianaças. Conhecer seus gostos e interesses é um bom ponto de partida para começar a falar sobre o cuidado digital.

Compartilhar esse post